A respiração é uma das funções vitais de nosso organismo, e o seu desequilíbrio, como respirar pela boca, pode causar alterações graves.

A causa mais comum da respiração bucal é a obstrução das vias respiratórias devido ao aumento e desvio de estruturas internas do nariz ou ao aumento das amígdalas (responsável pela conhecida dor na garganta).

A criança com esse hábito está sujeita à alterações de cor e volume da gengiva, dentes se apresentam mal posicionados e o que acarretará em deformidades das arcadas, a musculatura do rosto se torna flácida, existe dificuldade em manter a boca fechada, a face se torna longa e entristecida, olhos caídos, olheiras profundas.

Seu corpo também sofrerá alterações como elevação da cabeça, ombros jogados para frente além da fala também ser prejudicada.

O dentista, através de um diagnóstico precoce, pode identificar e resolver o problema diminuindo transtornos futuros através do uso de aparelhos específicos para tal fim, além de saber encaminhar o paciente para um tratamento multidisciplinar, ou seja, onde vários profissionais estarão envolvidos, como médico otorrinolaringologista, fisioterapeutas e nutricionista, para o correto tratamento.

Consulte sempre o dentista.