Por ser uma região que sempre está exposta, lábios ressecados e com rachaduras no inverno são muito comuns. Isso acontece porque muita gente tem o vício de passar a língua para umedecer a boca. O lábio já ressecado, pela temperatura baixa, em contato como a saliva que é ácida, acaba machucado ainda mais.

Produtos que prometem a solução não faltam, mas na hora de decidir o que aplicar é bom saber o que realmente dá resultado.

A manteiga de cacau, por exemplo, uma das mais indicadas popularmente para evitar as rachaduras nos lábios, não é uma das armas mais eficientes. Para se proteger, existem hidratantes especialmente formulados para a boca, que contenham substâncias mais eficazes contra as fissuras. Os batons com fotoprotetores e vitaminas (C e E) também ajudam a proteger essa área sensível e podem ser passados por cima do hidratante.

Esses produtos, com fotoprotetores e hidratantes com vitaminas para os lábios, pertencem a um mercado dermatológico que normalmente é “salgado” para o bolso da maioria da população. A opção é recorrer aos “manipulados” que apresentam uma relação custo-benfício satisfatória.

A agressão constante, dos lábios, pode gerar um câncer. Inclusive, quando existem fissuras muito profundas, o tratamento vai além da aplicação de hidratantes. Às vezes é necessário o uso de pomada antibiótica por essa região ser de fácil contaminação.

Consulte sempre seu dentista.