Tem coisa mais incômoda do que mau hálito? A dura verdade é que, em algum momento da vida, 100% das pessoas terão esse transtorno, ao menos ao acordar pela manhã.

Em 90% dos casos, esse mau cheiro é provocado pelo acúmulo de resíduos de alimentos na língua que, se não forem removidos corretamente, fermentam, criam bactérias e liberam o enxofre que causa o cheiro ruim que sentimos, além disso, dentes cariados, periodontite, gengivite e placa bacteriana podem causar o odor.

Quem tem halitose geralmente não sabe que passa por esse constrangimento. Isto porque o organismo humano “se acostuma” com seus próprios odores. Por isso, um indivíduo pode passar anos e anos sendo discriminado.

A higiene é o melhor tratamento: escove os dentes ao menos três vezes por dia. Use sempre o fio dental e um raspador de língua (vendido em farmácias). A escova de dentes não é suficiente para limpar a língua.

Quem sofre de halitose passa por isolamento social, perdendo chances de emprego e até de relacionar-se em sua vida pessoal. O problema é sério, mas simples de resolver. Procure sempre um dentista, ele saberá qual é o seu problema e como tratá-lo da melhor forma.