A afta é uma doença comum, que ocorre em 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de feridas dolorosas na boca. Essas lesões permanecem cerca de 10 dias e não deixam cicatriz; em geral, o período de maior desconforto perdura por dois ou três dias.

Não podemos afirmar que existe um fator causador específico. A literatura aponta uma alteração da resposta imunológica como possível causa. Os ácidos presentes na alimentação, os pequenos traumas à mucosa, distúrbios gastrointestinais, o ciclo menstrual e o estresse emocional agem como fatores causadores.

O câncer de boca, freqüentemente começa como uma lesão ulcerada parecida com afta. Por isso, frente a uma afta que não cicatriza dentro de 15 dias, o paciente deve procurar o dentista para o diagnóstico da lesão. Além disso, algumas doenças infecciosas, como o herpes e o lúpus, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas, principalmente para o leigo.

Não existe tratamento eficaz para todos os portadores de aftas. Para os indivíduos com quadro clínicos leves, a melhor opção é a aplicação tópica de anti-sépticos, antiinflamatórios e anestésicos. O dentista deve ser consultado para um adequado diagnóstico e orientação.